Nos dias atuais, muitas empresas precisam de terceiros para assessorar áreas específicas. Para que essa combinação dê certo, um dos princípios fundamentais é a CONFIANÇA, leia o artigo abaixo e saiba os conceitos necessários para confiar em uma corretora de câmbio.
Qual corretora é confiável?
A resposta para essa pergunta é interminável, porém é fundamental entender sobre o que abrange uma empresa de confiança e responsabilidade.
Não se esqueça de que: um ou mais departamentos serão deixados aos cuidados da corretora, é fundamental escolher bem, para não ter problemas futuros!
E por isso, separamos os principais tópicos para você saber qual corretora escolher:
- Confira se a empresa é credenciada pelo Banco Central;
O Banco Central é a instituição de um país à qual se tenha confiado o dever de regular o volume de dinheiro e de crédito da economia.
Essa atribuição dos bancos centrais geralmente está associada ao objetivo de assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda nacional.
A instituição também regulamenta comercializações exteriores.
- Pesquise na Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
A Comissão de Valores Mobiliários tem como objetivo desenvolver, regular e fiscalizar o Mercado de Valores Mobiliários, como instrumento de captação de recursos para as empresas.
Protegendo o interesse dos investidores e assegurando ampla divulgação das informações sobre os emissores e seus valores mobiliários
Departamento de compliance com regras claras
O termo compliance é vem do inglês “to comply” e significa estar em conformidade ou “cumprir uma regra”. Portanto o departamento de compliance normalmente atua de forma interna e é o responsável por proporcionar segurança e minimizar os riscos, cuidando do funcionamento da empresa, como um tipo de política interna.
O compliance, portanto, é um setor que procura estabelecer a conformidade com os aspectos internos e externos da empresa. É por meio do cumprimento dessas normas e regulamentos que a organização mantém a estrutura do negócio em bom funcionamento.
Para que esse departamento funcione de forma clara e objetiva é fundamental que o departamento de compliance coloque algumas ações em prática:
- Implementar um programa de compliance; um programa de compliance irá se dedicar à organização interna da empresa, garantindo transparência, agilidade e clareza para com as regulamentações e legislações citadas acima.
- Realizar ações de prevenção; mesmo que a empresa não tenha um histórico com irregularidades, o departamento de compliance é responsável por realizar ações preventivas evitando riscos inconvenientes que prejudiquem a empresa.
- Inibir condutas inadequadas; uma das maiores responsabilidades do departamento de compliance é evitar qualquer possibilidade de conduta inadequada. Levam em consideração o fato da empresa ser composta por pessoas e isso exige uma elaboração e divulgação de regulamentos, normas e regras claras para orientar atitudes e comportamentos.
- Evitar crises; ainda que o departamento de compliance tenha êxito na divulgação e compreensão de todos os colaboradores da empresa, todos estão sujeitos a cometer deslizes na execução de atividades. Portanto é extremamente importante que o compliance saiba lidar com esses deslizes e adote medidas que contornam essas situações.
Por que investir no departamento de compliance?
Para que o departamento de compliance seja efetivo, são necessários vários funcionários, capazes de realizar as análises de risco, o controle interno da empresa e também auditores auxiliares.
Veja alguns benefícios que a empresa passa a ter quando investe em um bom departamento de compliance:
- Aumento competitivo na vantagem competitiva;
- Descontos em linhas de crédito;
- Valorização da organização;
- Melhor retorno dos investimentos e outros;
O que é registrato?
O Registrato é um sistema administrado pelo Banco Central que permite aos cidadãos terem acesso pela internet, de forma rápida e segura, a relatórios contendo informações sobre relacionamentos com as instituições financeiras, operações de crédito e câmbio.
Como conseguir um registrato?
Qualquer pessoa física pode obter seu Registrato, basta seguir as orientações disponíveis no site do Banco Central (
https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato). A forma mais rápida é através do próprio site do Banco Central, desde que o requerente tenha acesso a Internet Banking.
O que é um câmbio irregular?
A lei pune a Operação de Câmbio irregular que é aquela praticada no mercado negro sem autorização escrita da entidade emissora. A prática de Crimes de Operação de Câmbio afeta sensivelmente o mercado nacional financeiro trazendo sérios riscos à Economia do país.